Com o objetivo de debater os direitos humanos em todo o território do Vale do Jiquiriçá, Amargosa sediou, nesta quinta-feira (25), a etapa territorial da 5ª Conferência Estadual de Direitos Humanos (ConDH), realizada no Colégio Pedro Calmon. O evento contou com a presença do prefeito Getúlio Sampaio e de representantes dos 20 municípios que compõem o território.
A palestra de abertura foi ministrada por Marcos Magalhães , advogado, mestre e doutorando em Direito pela UFBA, presidente da Comissão de Proteção da Criança e do Adolescente da OAB-BA e membro do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador (FETIPA-BA). Em sua fala, ele destacou a importância da promoção e defesa dos direitos humanos como pilar fundamental para uma sociedade mais justa e igualitária.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Marielle Caldas, ressaltou a alegria de ter Amargosa como sede da conferência territorial. “Nesse espaço, discutimos os direitos do nosso território e nossas necessidades, para que a nossa identidade local seja preservada”, afirmou.
Já a assistente técnica da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Liliane Tavares, que na ocasião representou o secretário Felipe Freitas, explicou que as decisões tomadas na conferência territorial irão compor a etapa estadual, prevista para outubro. “É um momento importante para todas as comunidades. Esta conferência vem consolidar os direitos dessas pessoas. É uma oportunidade para a sociedade apresentar suas propostas, que serão levadas à etapa estadual e, posteriormente, à nacional”, destacou.
Foram eleitos seis delegados: Elissandra Alves, Manuela Mercês, Simone Oliveira, Arielle Caiena, Betânia Alves e Geysa Conceição. O evento contou com a participação de 130 pessoas.
Ascom/Amargosa