Prefeitura de Amargosa

Momentos mais memoráveis

Situada no Vale do Jiquiriçá, em uma das mais belas paisagens da Bahia, que incluem rios, cachoeiras, matas e trilhas
2006
ufrb-historia
UFRB

Universidade Federal

Atualmente é sede da 29ª Região Administrativa do Estado, e vê seu desenvolvimento se ampliar ainda mais com a chegada do Centro de Formação de Professores da UFRB, que começou a funcionar no ano de 2006.
2004
sao-joao-historia
Retomada

Novos projetos e investimentos

Amargosa retomou sua importância econômica no século XXI, graças aos investimentos em turismo, com a popularização da sua Festa de São João, conhecida nacional e internacionalmente, e com os investimentos no comércio e na indústria.
1966
estacao-ferroviaria-historia
Linha férrea

Fim das atividades

Com o encerramento das atividades na linha férrea, através do “Projeto de Erradicação dos Trilhos”, datado de 04 de março de 1966, e com o declínio na produção de café, Amargosa perde sua hegemonia econômica para cidades como Santo Antonio de Jesus, Jequié e Feira de Santana.
1936
filarmonica-historia
Crescimento

Construção de marcos importantes

Em 1905 foi fundada a Filarmônica Lira Carlos Gomes, importante instituição cultural da região. A Catedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, localizada na Praça Lourival Monte, começou a ser construída em 1917 e foi inaugurada em 1936.
1894
santa-casa-historia
Hospital

Aumento da População

Inaugurado o Hospital da Santa Casa de Misericórdia, diante do crescimento populacional da cidade.
1891
delegacia-historia
Emancipação

Nasce a cidade de Amargosa

A resolução provincial nº 1.726 de 21 de abril de 1877 criou a Vila de Nossa Senhora do Bom Conselho de Amargosa, desmembrando-a de Tapera (atual Santa Terezinha). Amargosa foi elevada de Vila a condição de cidade pelo ato de criação datado de 19 de junho de 1891.
1500
kariris-historia
Colonização

Sapuyás e Kariris

A região onde hoje está situado o município de Amargosa era dominada pelos índios Sapuyás e Kariris, que viveram na região até o final do século XIX.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support