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Secretaria Municipal de Saúde

SESAU tem por finalidade formular, discutir, executar e avaliar as políticas de saúde pública do Município:I – Gabinete do Secretárioa) superintendência de Planejamento e Avaliação – SUPLAN:i. diretoria de Gestão da Informação – DGINii. chefia de Almoxarifado – AMOXiii. coordenação de Logística, Suprimento e Compras – COLESb) superintendência de Atenção à Saúde – SUS:i. diretoria de assistência farmacêutica – DIFii. diretoria de saúde bucal – DSBiii. diretoria da atenção básica – DABc) superintendência de média e alta complexidade – SUMAC:i. Diretoria de Regulação, Avaliação e Controle – DRACii. coordenação de Tratamento Fora do Município – CTFDiii. coordenação do Centro de Atendimento Psicossocial – CAPSd) superintendência Hospitalar – HMA:i. coordenadoria Administrativa Hospitalar – CAHii. coordenadoria do SAMU – SAMUe) superintendência de vigilância em saúde – SVS:i. diretoria de vigilância à saúde do trabalhador e vigilância epidemiológica – DIVESTii. diretoria de vigilância sanitária e ambiental – VISAiii. coordenação de Imunização – COIiv. coordenação de Endemias – COE

À Superintendência de Planejamento e Avaliação – SUPLAN compete planejar, coordenar, promover, supervisionar, controlar, efetuar e analisar, os registros contábeis dos atos e fatos pertinentes à execução orçamentária do Fundo Municipal de Saúde;

À Diretoria de Gestão da Informação – DGIN compete coordenar, supervisionar, avaliar e monitorar todos dados referentes às informações produzidas nas unidades e instituições de saúde do Município;

À Chefia de Almoxarifado – AMOX compete assegurar a recepção, armazenamento, guarda e entrega dos bens adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde – SESAU;

À Coordenação de Logística, Suprimento e Compras – COLEC compete assegurar a infraestrutura necessária para e regular prestação dos serviços de Saúde no município;

À Superintendência de Atenção à Saúde – SUS compete formular, discutir, promover e avaliar a política de saúde, bem como planejar, coordenar, supervisionar, controlar e avaliar as atividades pertinentes a promoção, proteção e preservação à saúde da população no Município.

À Diretoria de assistência farmacêutica – DIF compete planejar, discutir, coordenar, supervisionar, controlar e avaliar as atividades pertinentes à assistência farmacêutica;

À Diretoria de saúde bucal – DSB compete:I – organizar e implantar programas de saúde bucal na Rede Básica de Saúde, nas áreas preventivas e curativas;II – avaliar e controlar a execução dos programas de saúde bucal;III – avaliar e controlar o desempenho dos profissionais de odontologia e auxiliares da RedeBásica de Saúde;IV – avaliar e controlar os aspectos qualitativos e quantitativos dos serviços odontológicos prestados.

À Superintendência de média e alta complexidade – SUMAC compete planejar, discutir, coordenar, supervisionar, avaliar e executar as atividades pertinentes à Média e Alta Complexidadeno âmbito do município;

À Diretoria de Regulação, Avaliação e Controle – DRAC compete o cadastramento dos serviços e dos usuários de forma fidedigna, completo e atualizado permanentemente, de forma a constituírem uma base segura para o processo de programação e organização da assistência, bem como:I – conhecer fluxos de encaminhamentos dos usuários na Rede Assistências, assim como Programação Pactuada Integrada;II – avaliar o teto físico e financeiro da rede pública, a fim de oferecer atendimento suficiente, obedecendo a preceitos da legislação e normas que orientem a administração pública;III – manter relação com municípios pactuados.

À Coordenação de Tratamento Fora do Município – CTFD compete:I – coordenar, monitorar e operar as atividades de Tratamento Fora do Domicílio – TFD;II – garantir o acesso aos usuários do SUS do quando não houver o tratamento, depois de esgotadas todas as possibilidades nas unidades de saúde no local de origem, através de marcação de consultas em outros serviços que disponibiliza o procedimento;III – garantir o deslocamento via terrestre pacientes para realização do tratamento em outro município após consulta agendada;

À Coordenação do Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS compete:I – gerenciar as atividades administrativas e profissionais do CAPS;II – acompanhar e avaliar o desempenho da equipe de trabalho de acordo com a atribuição exercida por cada um da equipe; manter atualizado e organizado os arquivos, documentos doCAPS, incluindo fichas e prontuários, alem dos usuários cadastrados;III – elaborar Relatórios e prestação de contas das atividades realizadas;IV – garantir funcionamento, manutenção e conservação da unidade.

À Superintendência Hospitalar – HMA cumpre planejar, discutir, coordenar, promover, supervisionar, controlar, efetuar e analisar os processos administrativos hospitalares, bem como a supervisionar e controlar os materiais, medicamentos e patrimônio do Hospital Municipal.

À Coordenadoria Administrativa Hospitalar – CAH compete zelar pelos registros administrativos do Hospital Municipal, em especial no tocante ao patrimônio, compras, frequência, controle de pessoal das áreas administrativas;À Coordenadoria do SAMU – SAMU compete gerenciar o quadro de profissionais; supervisionar a execução das atividades da equipe do SAMU municipal de acordo com os protocolos estabelecidos junto à equipe, bem como:I – Montar, controlar e avaliar a escala mensal, substituindo situações de faltas ocasionais doquadro;II – Manter o quadro de enfermagem informado sobre modificações nas normas, rotinase regulamentos, através de reuniões e atividades de supervisão;III – Informar e oficializar todas as ocorrências e intercorrências (imperícia, negligência eimprudência) éticas que envolvam os profissionais da base SAMU – Amargosa.

À Superintendência de vigilância em saúde – SVS compete a gestão do Sistema de Vigilância em Saúde composto pelas vigilâncias sanitária, ambiental e epidemiológica, e saúde do trabalhador, em consonância com as diretrizes do Sistema único de Saúde, devendo fazer a coordenação e a supervisão das ações de prevenção e controle das doenças ou agravos, identificando e priorizando os problemas de saúde da população.

À Diretoria de vigilância à saúde do trabalhador e vigilância epidemiológica – DIVESTcompete planejar, discutir, coordenar, promover, supervisionar, controlar e avaliar as atividadespertinentes à vigilância epidemiológica e saúde do trabalhador municipal;

À Diretoria de vigilância sanitária e ambiental – VISA compete planejar, discutir, coordenar, promover, supervisionar, controlar e avaliar as atividades pertinentes à vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental no Município.

À Coordenação de Imunização – COI compete o armazenamento, distribuição, manutenção e oferta de vacinas de forma contínua nas unidades básicas de saúde e nas campanhas nacionais realizadas a fim de manter coberturas vacinais dentro das metas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS),

À Coordenação de Endemias – COE compete coordenar o Programa Municipal de Combate às Endemias, atuando junto ao Gestor Municipal de Saúde prestando-lhe a Assessoria técnica necessária para prestação de contas das ações desempenhadas pelos Agentes de Combate asEndemias (ACE), bem como:I – Acompanhar as informações e índices de contaminação ou infestação por vetores nocivos à saúde da população, apresentando-lhe estratégias de intervenção buscando a solução dos casos;II – Executar e gerenciar as ações de campo de controle de Leishmaniose Visceral canina;III – Gerenciar o controle de Esquistossomose, Doença de Chagas;IV – Atuar no controle de pragas urbanas em geral (ratos, escorpiões, carrapatos e outros).

Informações

  • Gestor/Responsável: Rosangela Oliveira Santos de Almeida
  • Endereço: Rua Dr Aloísio Borges, nº 335 – Santa Rita
  • Telefone: (75) 3634-3918
  • E-mail: gab.sesau@amargosa.ba.gov.br
  • Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 8 às 17 horas

Praça Lourival Monte, S/Nº Centro

Funcionamento
Segunda a sexta, das 8 às 17h

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