Amargosa lança programa de apoio técnico para agricultores e pecuaristas

Spread the love

Durante a inauguração da nova sede da secretaria municipal da Agricultura (Seagri), nesta quinta-feira (20), o prefeito Júlio Pinheiro lançou o Programa Parceria Mais Forte que disponibilizará acompanhamento técnico e maquinários para agricultores e pecuaristas de Amargosa. Na ocasião, também foram distribuídas sete mil mudas de cacau para agricultores do município.

A nova sede da Seagri funciona da Avenida ACM (antiga Rua da lenha), número 223 e é nela que os agricultores e pecuaristas interessados em participar do Parceria Mais Forte devem se cadastrar. O Programa é uma iniciativa da secretaria estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com os municípios através dos consórcios territoriais e tem por objetivo fortalecer as principais cadeias produtivas de cada cidade. No caso de Amargosa, as cadeias indicadas foram a do cacau, do leite e da mandioca.

“Vamos cadastrar um total de 180 agricultores e pecuaristas que receberão assistência técnica direcionada para a cadeia produtiva da qual fazem parte e kits individuais de incentivo a produção”, disse Igor Santa Rosa, secretário municipal da Agricultura.

Segundo ele, serão instalados tanques resfriadores em comunidades centrais para cada grupo de 20 pecuaristas que também terão acesso a uma máquina forrageira portátil que percorrerá as propriedades para dar suporte na produção da cilagem para consumo dos animais e armazenagem para o período de escassez.

Já os agricultores das cadeias do cacau e da mandioca terão acesso a acompanhamento técnico periódico, análise de solo e fornecimento de elementos corretivos.

O prefeito Júlio Pinheiro destacou a importância da parceria entre governo do estado e municípios para a promoção de um desenvolvimento estruturado e focado em necessidades reais. “Quando a SDR pede para que os municípios indiquem quais cadeias quer fortalecer, ela nos dá a chance de dizer o que é importante para nós. Quando ela oferece assistência técnica a nossos agricultores e pecuaristas, ela permite que nossa produção agropecuária seja elevada a um outro patamar. Esse alinhamento é fundamental.”

As associações de agricultores e pecuaristas de Amargosa já podem procurar a Seagri para inscrever seus associados no programa.

DICOM / Amargosa

Segunda à sexta, das 8 às 17h