PREFEITURA MUNICIPAL DE AMARGOSA INICIA PROGRAMA DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR.

Publicado em Categorias: Notícias

Aconteceu no mês de novembro de 2019 a primeira reunião para dar início às atividades do Programa Busca Ativa Escolar no município de Amargosa, uma plataforma gratuita que tem como objetivo combater a exclusão escolar de crianças e adolescentes.

O projeto é uma criação do Fundo das Nações Unidas para a Infância, em parceria com os dirigentes da Educação, Saúde e Assistência Social. A ação busca apoiar o governo na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estejam fora da escola ou com risco de evasão escolar.

Através de uma ação intersetorial entre as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, serão realizadas atividades de busca por crianças e adolescentes que têm o direito básico de educação negado, além de investigação para identificar os motivos.

Em Amargosa, o principal apoiador desse projeto será o Agente Comunitário de Saúde. Sempre em contato com a população, esse profissional será fundamental na identificação e alerta sobre crianças fora da escola.

Com essa iniciativa da Prefeitura Municipal, os profissionais de educação terão dados concretos que poderão ajudá-los no processo de planejamento e inclusão dos menores nas escolas. A partir das pesquisas iniciais, serão criadas políticas públicas, de forma estratégica, que garantam que a educação seja vivenciada por todas as crianças e adolescentes em idade escolar.